A Fundação Lowtons de Educação e Cultura – FUNLEC é uma instituição educacional localizada no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Ela foi criada pela Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul – GLMEMS, e pelas Lojas Jurisdicionadas em 29 de janeiro de 1982. A FUNLEC não tem fins lucrativos e tem como objetivo principal proporcionar uma contrapartida social da Maçonaria para toda a sociedade por meio da educação.
A FUNLEC mantém cinco unidades escolares que oferecem ensino de qualidade, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. Com mais de 3.900 alunos e cerca de 540 colaboradores, a instituição é reconhecida como uma das maiores e melhores instituições de ensino privado no estado de Mato Grosso do Sul.
A proposta pedagógica da FUNLEC é baseada em sete princípios que orientam o planejamento das aulas, com o objetivo de promover o melhor desenvolvimento intelectual e espiritual dos alunos. Estes princípios incluem aspectos como o desenvolvimento integral do aluno, a valorização da ética, o estímulo à pesquisa e ao pensamento crítico, entre outros.
No contexto da Maçonaria, a FUNLEC desempenha um papel importante ao contribuir para a educação e formação de indivíduos, alinhando-se com os valores maçônicos de busca pelo conhecimento, ética e serviço à sociedade.
A Fundação
A história da FUNLEC é realmente fascinante e revela um profundo compromisso com a educação e o desenvolvimento da região. Começando em 1965 com idealistas dedicados, a jornada rumo à excelência educacional e à construção de uma base sólida para a educação no então Mato Grosso (antes da divisão que criou o estado de Mato Grosso do Sul) é notável.
A colaboração com as Secretarias de Educação Estadual e Municipal na criação da escola União Fraternal Mato-grossense de Ensino é um exemplo de como a comunidade se uniu para tornar essa visão uma realidade. A cedência de professores e o apoio material dessas secretarias foram passos importantes na materialização desse projeto educacional.
O Colégio Raul Sans de Matos, que serviu como ponto de partida e inspiração para a FUNLEC, desempenhou um papel fundamental nesse processo. A partir dessa raiz, em 1982, a FUNLEC foi oficialmente estabelecida como uma grande instituição educacional que cresceu e evoluiu para se tornar uma das mais importantes e respeitadas instituições de ensino privado em Mato Grosso do Sul.
Essa história de cooperação, dedicação e crescimento demonstra a importância da educação como um motor de transformação social e o impacto positivo que a FUNLEC teve na comunidade ao longo dos anos.
A Expansão
É evidente que a FUNLEC experimentou um significativo crescimento ao longo dos anos, expandindo suas atividades e seu impacto na comunidade. O reconhecimento do Poder Público e a assinatura de convênios demonstram a importância das propostas e iniciativas da FUNLEC no campo da educação.
O surgimento de outras unidades de ensino, como o Colégio Prof. Lourival M. Fagundes e o Colégio Oswaldo Tognini, demonstra o compromisso contínuo da FUNLEC em oferecer educação de qualidade em diversas localidades. Além disso, a administração de escolas em parceria com prefeituras, como a escola Hermesindo Alonso González, em Três Lagoas, e o Colégio Honorato Jacques, em Bonito, mostra a expansão geográfica da FUNLEC e seu desejo de atender às necessidades educacionais em diferentes regiões.
Esse crescimento e a colaboração com o setor público têm um impacto positivo significativo na comunidade, proporcionando acesso à educação de qualidade para um número ainda maior de alunos. Isso também reflete o compromisso da FUNLEC em cumprir sua missão de contribuir para o desenvolvimento intelectual e espiritual das pessoas, alinhado com seus princípios pedagógicos e seu compromisso social.
O grande arquiteto do universo, centro do equilíbrio do universo, a fonte da paz, do amor, da dignidade, da decência, da fraternidade, da pureza e da virtude.
Entendimento que é no país em que se vive que devemos nos realizar como seres humanos, ou seja, é na base física do cidadão que ele deve realizar-se como ser humano.
Atenção ao estudo da biodiversidade, que busca o equilíbrio ecológico.
Base da espiritualidade humana, onde se aprende vivendo inconsciente e conscientemente a se portar como ser humano.
Entendido como o esforço para elevar o nível de apreensão do conhecimento.
Valorização dos costumes básicos necessários ao equilíbrio social, com atenção à verdade dos fatos, segundo argumentações filosóficas, humanitárias e espiritualistas.
Símbolo moral de onde devem ser vertidos todo o aperfeiçoamento que é trazido pela aprendizagem.