Funlec

A Fundação Lowtons de Educação e Cultura – FUNLEC é uma instituição educacional localizada no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Ela foi criada pela Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul – GLMEMS, e pelas Lojas Jurisdicionadas em 29 de janeiro de 1982. A FUNLEC não tem fins lucrativos e tem como objetivo principal proporcionar uma contrapartida social da Maçonaria para toda a sociedade por meio da educação.

A FUNLEC mantém cinco unidades escolares que oferecem ensino de qualidade, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. Com mais de 3.900 alunos e cerca de 540 colaboradores, a instituição é reconhecida como uma das maiores e melhores instituições de ensino privado no estado de Mato Grosso do Sul.

A proposta pedagógica da FUNLEC é baseada em sete princípios que orientam o planejamento das aulas, com o objetivo de promover o melhor desenvolvimento intelectual e espiritual dos alunos. Estes princípios incluem aspectos como o desenvolvimento integral do aluno, a valorização da ética, o estímulo à pesquisa e ao pensamento crítico, entre outros.

No contexto da Maçonaria, a FUNLEC desempenha um papel importante ao contribuir para a educação e formação de indivíduos, alinhando-se com os valores maçônicos de busca pelo conhecimento, ética e serviço à sociedade.

A Fundação

A história da FUNLEC é realmente fascinante e revela um profundo compromisso com a educação e o desenvolvimento da região. Começando em 1965 com idealistas dedicados, a jornada rumo à excelência educacional e à construção de uma base sólida para a educação no então Mato Grosso (antes da divisão que criou o estado de Mato Grosso do Sul) é notável.

A colaboração com as Secretarias de Educação Estadual e Municipal na criação da escola União Fraternal Mato-grossense de Ensino é um exemplo de como a comunidade se uniu para tornar essa visão uma realidade. A cedência de professores e o apoio material dessas secretarias foram passos importantes na materialização desse projeto educacional.

O Colégio Raul Sans de Matos, que serviu como  ponto de partida e  inspiração para a FUNLEC, desempenhou um papel fundamental nesse processo. A partir dessa raiz, em 1982, a FUNLEC foi oficialmente estabelecida como uma grande instituição educacional que cresceu e evoluiu para se tornar uma das mais importantes e respeitadas instituições de ensino privado em Mato Grosso do Sul.

Essa história de cooperação, dedicação e crescimento demonstra a importância da educação como um motor de transformação social e o impacto positivo que a FUNLEC teve na comunidade ao longo dos anos.

A Expansão

É evidente que a FUNLEC experimentou um significativo crescimento ao longo dos anos, expandindo suas atividades e seu impacto na comunidade. O reconhecimento do Poder Público e a assinatura de convênios demonstram a importância das propostas e iniciativas da FUNLEC no campo da educação.

O surgimento de outras unidades de ensino, como o Colégio Prof. Lourival M. Fagundes e o Colégio Oswaldo Tognini, demonstra o compromisso contínuo da FUNLEC em oferecer educação de qualidade em diversas localidades. Além disso, a administração de escolas em parceria com prefeituras, como a escola Hermesindo Alonso González, em Três Lagoas, e o Colégio Honorato Jacques, em Bonito, mostra a expansão geográfica da FUNLEC e seu desejo de atender às necessidades educacionais em diferentes regiões.

Esse crescimento e a colaboração com o setor público têm um impacto positivo significativo na comunidade, proporcionando acesso à educação de qualidade para um número ainda maior de alunos. Isso também reflete o compromisso da FUNLEC em cumprir sua missão de contribuir para o desenvolvimento intelectual e espiritual das pessoas, alinhado com seus princípios pedagógicos e seu compromisso social.

Os Sete Princípios da FUNLEC

Deus

O grande arquiteto do universo, centro do equilíbrio do universo, a fonte da paz, do amor, da dignidade, da decência, da fraternidade, da pureza e da virtude.

Pátria

Entendimento que é no país em que se vive que devemos nos realizar como seres humanos, ou seja, é na base física do cidadão que ele deve realizar-se como ser humano.

Natureza

Atenção ao estudo da biodiversidade, que busca o equilíbrio ecológico.

Família

Base da espiritualidade humana, onde se aprende vivendo inconsciente e conscientemente a se portar como ser humano.

Ensino

Entendido como o esforço para elevar o nível de apreensão do conhecimento.

Moral

Valorização dos costumes básicos necessários ao equilíbrio social, com atenção à verdade dos fatos, segundo argumentações filosóficas, humanitárias e espiritualistas.

Trabalho

Símbolo moral de onde devem ser vertidos todo o aperfeiçoamento que é trazido pela aprendizagem.

Diretoria Executiva

Murilo Luciano De Souza

Murilo Luciano De Souza

Diretor Presidente
Luiz Roberto Pires

Luiz Roberto Pires

Diretor Pedagógico
João Pedro M. Rodrigues

João Pedro M. Rodrigues

Diretor Administrativo
Luiz Augusto Fuzaro Scalea

Luiz Augusto Fuzaro Scalea

Diretor Financeiro